Neutralização de Carbono – Metodologia GHG Protocol

Para a elaboração dos inventários de Gases de Efeito estufa (GEE), utilizamos a metodologia do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), que é uma ferramenta utilizada para entender, mensurar, e gerenciar as emissões de Gases de Efeito Estufa. O inventário realizado pela metodologia do GHG Protocol é dividido em escopos:

  • Escopo um – é coletado um valor médio das Combustões Estacionárias – queima de combustíveis utilizados para gerar energia: gás liquefeito de petróleo, carvão mineral, etc. Combustões móveis – queima de combustíveis por veículos de transporte: carros, motos, aviões, etc. Emissões Fugitivas – emissões de gases por equipamentos de pressão: Extintores de incêndio, ar condicionados. Processos Industriais – emissões resultantes de processos físico ou químicos: calcinação na fabricação do cimento quebra catalítica no processamento petroquímico. Emissões Agrícolas e de Mudança no Uso do Solo – drenagem e preparo do solo, adição de fertilizantes sintéticos, resíduos animais, etc. Resíduos Sólidos – resíduos orgânico, vidro, plástico e metal. Emissões por Tratamento de Efluentes Líquidos – qualquer líquido ou gás gerado nas diversas atividades humanas e que são descartados na natureza.
  • Escopo dois – é coletado os dados dos gastos de Energia Elétrica e Energia Térmica.
  • Escopo três – é coletado as emissões que são controladas por outras organizações. Combustões dos Transporte e Distribuição, Resíduos Sólidos e Efluentes gerados nas operações, Viagens e Negócios.

Esse método hoje é utilizado mundialmente pelas empresas e governos. Foi desenvolvido nos Estados Unidos no ano de 1998, pelo World Resources Institute (WRI). Em 2008, essa metodologia foi adaptada ao conceito nacional pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da fundação Getúlio Vargas (GVces) junto com o WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), com o World Business Coucil for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.

Compartilhe nas suas redes sociais: